Páginas

14 abril 2009

NOVA LEI

Na revista Veja São Paulo desta semana foi publicada uma reportagem sobre mais uma lei que recai sobre São Paulo. E esta é mais uma que apóio.
Primeiro foi a que obriga os motoristas a usar Cintos de Segurança. Sempre foi obrigatório, porém não era fiscalizado. Depois veio o Rodízio de Veículos, que tenta ajudar o trânsito, mas ainda não é suficiente e logo depois veio a Cidade Limpa, que melhorou bastante o aspecto da cidade e sua poluição visual. Agora vem a Lei que proíbe fumar em locais fechados. E são vários locais.

Sempre fui fumante. Sempre não, teve um tempo que parei, mas voltei muito pior. E agora parei de novo. Nesses longos anos que fumei sempre procurei respeitar os não fumantes, procurando ficar afastado, em locais arejados e principalmente aonde eu pudesse jogar minha bituca após o consumo. Tenho o cuidado de olhar pro lado e observar as pessoas. Pouca gente agia assim. Sem contar o fedor que fica na roupa, nas mãos e em tudo que tocarmos. Pois bem, parei de novo e essa lei veio bem a calhar.

Agora eu quero ver como vai ser a fiscalização, pois será proibido fumar em bares, restaurantes, prédios comerciais, shoppings, áreas comuns de prédios residenciais e todo e qualquer lugar público fechado. Fumar agora só na rua ou em casa.

Imagina como ficarão as calçadas. Passar em frente a um restaurante com 15 pessoas mal educadas fumando. Aquelas que acham que são donas das calçadas. Não digo que todo fumante é mal educado, pelo contrário. Digo que as pessoas quando estão em um momento de lazer acham que são donas do local onde estão. Quantas vezes você não precisou pedir passagem em um local público por estar tomado de pessoas simplesmente paradas? E os dias de chuva? Fumantes molhados e entupimento geral = alagamentos. Ah! Uma bituca não faz um dilúvio. Mas a sujeira da cidade e milhares de bitucas sim.

A lei pode ser discriminatória? Pode. Muitos vão reclamar no início. É um direito que tinham e que está sendo tomado. Depois vão se acostumar. Um lado positivo será que os fumantes consumirão menos, com o preço dos cigarros altos como estão. É Economia.

Para entender a lei é simples. Você fumante precisará olhar para cima, se tiver um teto, qualquer tipo de cobertura, mesmo que o local seja aberto nas laterais e bem arejado, você precisará procurar outro local para baforar. É simples.

Acesse o link e leia a reportagem na íntegra e entenda o que muda na cidade.
Leia também o comparativo de outros países.

Matéria Completa.

Nenhum comentário: