Páginas

22 março 2009

A CONTRAMÃO DO CONHECIMENTO X A REFORMA ORTOGRÁFICA

Estamos vivendo uma reforma ortográfica sem sentido, aonde maioria irá agora incorporar o que antes falava errado. Irão se despreocupar, pois de que adianta aprender se estamos mudando. Já mudamos. Várias serão as desculpas para manter o que errado era. Que seja.

Continuo sendo contra esta reforma, sei que é necessária, mas porque deixa de apresentar nossa característica para então incorporarmos à dos outros. Como se já não bastasse o inglês invadindo nosso idioma e cultura, agora teremos mais com a chegada dos países que falam a Língua Portuguesa.

Por que não manter como estava e sim aprimorar? Re-visar? Uma reforma que mantivesse nossa identidade. Isso nunca foi problema pra quem viaja aos países de LP. Nunca foi difícil ou arduloso para alguém aprender um ou dois termos de outra língua. Porque o idioma mesmo ninguém quer aprender, ou são poucos. Ainda mais quando esta língua é muito, mas muito semelhante a nossa. Por que esta reforma veio acontecer exatamente quando temos o presidente de menor instrução no poder? Mas a reforma está aí....Que seja.

Para a maioria da população será difícil aprender as novas regras. Se já era difícil antes, se já falavam ou escreviam errado, o que dirá agora? “Ah! Pelo menos eles sabem escrever.” É pelo menos escrevem. Mas não falo só de pessoas com baixa instrução. Falo também e muito das pessoas que são privilegiadas. Essas que conseguem a façanha de se manter em um curso superior. Por que entrar é fácil.

Muitos se espelham em seus “mestres” ou professores. Mas não posso esquecer que estes são também como os idosos que ainda mantém os costumes linguísticos do passado. E o aluno ao repetir, mesmo que por reflexo...está falando errado e não se dá conta. Estamos sim diante de uma nova Língua Portuguesa/Brasileira. Não reconhecemos mais, como antigamente as pessoas verbais: três singulares e três plurais. Temos hoje muitas outras e suas variações. A pior delas que ouço com frequência é o gerúndio... “não tô ovino, eu tô ino, fiquei esperano...” e suas variações.

Estas mesmas pessoas são as mais influenciadas pela teve. Por que é mais fácil aprender um termo apresentado em uma novela do que aprender a falar o próprio idioma corretamente? A atual novela da TV Globo mostra pra muitos uma nova e falsa cultura. Quem quiser pode ver a realidade da Índia acessando o nosso bom e velho
Google. Os termos, nomes e Deuses estão presentes na boca de boa parte da população. Não critico os bem instruídos, pois para estes pode ser uma fuga do dia pesado, também não critico os de pouca, pois este pode ser o único jeito de realmente aprender algo.

Vivo rodeado de pessoas com excelente grau de instrução, mas que pecam na fala ou na escrita. Não sou nenhum acadêmico de Letras, ainda, mas sou muito requisitado para elaboração de trabalhos acadêmicos ou pesquisas de aprimoramento profissional. Quando não os faço, reviso. Tenho minhas restrições pra quem me pede esse tipo de trabalho. E olha que não escrevo tão bem quanto falo. Eu estou sempre aprendendo. Azar é o de quem me pede isso.

Também assisto alguns programas idiotas da teve brasileira e à cabo. Ouço programas de rádio muito criticados. Sempre aprendo alguma coisa.

O conhecimento mesmo que fútil, nunca é inútil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Resuma para mim o que realmente quer dizer a palavra fútil sem o google????? Diante do seu texto sou obrigada a concordar com muitos pontos principalmente o de lhe procurarem para fazer ou revisar algo, já se deu conta que as pessoas te acham capaz para isso!!! Alguns tem qualidades que outros não tem, talvez por isso elas sempre te procuram para ajudar...Lembre-se que vc tb vive no mundo fútil...Beijos

Sem Noção disse...

Este comentário eu sei foi da "Duxa". Pra mim não é difícil falar de futilidade, pois tu bem sabes vivemos num mundo assim. Pra não ficar muito extenso, na quarta-feira eu te digo o que é futilidade. Sem o auxílio do meu tio Google. Enquanto isso vai observando o teu dia-a-dia. Em todos os momentos.