Páginas

04 outubro 2010

O Samba Paulistano de Luto

"Alberto Alves da Silva, ou simplesmente o ‘seu Nenê’, é uma das lendas do samba paulistano. Completou 88 carnavais sempre na avenida. Há exatos 61 anos ajudou a fundar a Nenê de Vila Matilde. É uma das figuras mais tradicionais do carnaval paulistano, um sambista de raiz, com sua marca inconfundível, o característico chapéu.

Sua história de vida se confunde com a da escola que leva o seu nome, pois em 1949, quando ele e os demais fundadores resolveram oficializar a agremiação, se deram conta de que ainda não haviam escolhido um nome. Foi então que um dos funcionários do cartório sugeriu que dessem o nome de um dos integrantes, que parecia o mais animado entre eles, à escola. Assim nascia a Nenê da Vila Matilde, que o ‘seu Nenê’ presidiu de 1949 a 1996, quando passou a presidência da escola a seu filho, devido a problemas de saúde, mas sempre está na avenida.

Seu Nenê tem um orgulho imenso da sua escola azul e branco, a segunda mais antiga da cidade com seis títulos conquistados. Além disso foi a primeira campeã, conquistando o campeonato do Carnaval Paulistano de 1965. Se perguntarem para ele os melhores momentos, além dos títulos, foi ter desfilado no Sambódromo Carioca, em 1985, quando embarcou sua escola em ônibus e rumou para o Rio de Janeiro, além disso, o seu Nenê também exportou sua escola de samba para Portugal. Nenê ainda tem orgulho de ser afilhada da Portela, escola do Rio de Janeiro, e ter protagonizado junto com a sua madinhar a primeira roda de samba televisada em 1970.

No Carnaval 2010 Seu Nenê completou o 61º desfile da sua escola, sagrando-se campeão do Grupo de Acesso. Apenas em 2008 não foi para avenida por recomendação médica. Salve ‘seu Nenê’, os sambistas de todos os tempos reverenciam o seu trabalho!"


Texto e Foto do Blog Liga Carnaval Paulistano.

Minhas Considerações:
Com o devido respeito, qualquer um que goste de samba ou carnaval sente a perda de um ícone do Carnaval Paulistano. Estive por quase 10 anos em São Paulo, dividos entre Vai-Vai e Mocidade Alegre, mas nessas horas deixamos de lado agremiações, disputas, grupos, Ligas ou títulos, nada é mais importante do que prestar uma homenagem a quem muito deu e construiu para o nosso carnaval, com sua história e dedicação.
A Escola do Seu Nenê (Nenê de Vila Matilde) sente a perda, mas desejo de coração que ela se fortifique, que se mantenha linda e exuberante nas suas cores e faça não só do próximo, mas de todos os carnavais o seu melhor.
Seu Nenê fique em Paz e continue a zelar por nós, nos ajude a cada ano fazer um Espetáculo Melhor.

Nenhum comentário: