Páginas

23 junho 2010

Santa Rita do Passa Quatro & Feriado de Corpus Christi

Santa Rita do Passa Quatro no interior de São Paulo à 77 km de Ribeiro Preto, possui uma área de praticamente 755 km2. Dizem a boca pequena que o nome da cidade deriva de um povoado chamado São Simão, que em determinada época ganhou uma imagem de Sta. Rita de Cássia e quando emancipado recebeu o nome de Santa Rita do Passa Quatro, por ser necessário passar 4 vezes pelo mesmo rio pra se chegar à cidade.


Já a comemoração de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte após o domingo da Santíssima Trindade (não entendo nada disso), que por sua vez acontece no domingo seguinte ao de Pentecoste Sua origem é do século XVIII, com o Papa Urbano IV que chamava-se Tiago Pantaleão de Troyes, cônego de Liège na Bélgica.


A igreja sentia a necessidade de realçar a presença do ‘Cristo Todo’ no pão sagrado. E de novo à boca pequena a história nos conta que Pedro de Praga, sacerdote, vivia com dúvidas quando a presença de Cristo na Eucaristia. E decide peregrinar ao túmulo de Pedro e Paulo, em Roma.


Passando por Bolsena, cidade da Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi de novo surpreendido pela dúvida. Durante a consagração um milagre: a hóstia branca tornou-se carne viva, manchando de sangue tudo ao seu redor, exceto as mãos do sacerdote.


Em 11 de agosto de 1264, o então Papa Urbano IV decreta a solenidade em honra do Corpo do Senhor – a procissão. O decreto no entanto teve pouca repercussão devido a morte do Papa. Mas em algumas cidade como Colônia na Alemanha a solenidade é comemorada desde 1270. Depois se espalhando por França e Itália.


No Brasil é tradicional em muitas cidades a confecção de imensos tapetes pelas ruas, que ficam à exposição até a hora da procissão, entre os materiais utilizados estão: Serragem colorida, flores, grãos de diversas espécies, vidro moído, raspas de couro e muitos outros materiais reciclados.

Todas as fotos deste post foram feitas na Cidade de Santa Rita do Passa Quatro, quando lá estivemos, eu e Duxa, no Feriado de Corpus Christi.



Um comentário:

Administrador disse...

Fiquei pensando no trampo que tiveram pra fazer tudo isso....