Páginas

06 setembro 2011

Religião X Ateu



A fraqueza do povo o faz se apegar a alguma coisa.



Essa é minha opinião. Quem descobriu isso foi a Instituição da Igreja lá na idade média, que se aproveitava da fraqueza e da pobreza do povo pra conseguir “status” e sustento. Nada mudou. O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo, e põe religião nisso, são muitas. Pelo menos aqui em Porto Alegre já perdi as contas de quantas igrejas, templos, portinholas e afins que já vi.


Não acredito em religião, não acredito em Deus, mas respeito seus templos, cultos e rituais. Já deu pra notar que frequentei alguns, mas não na procura de uma salvação ou qualquer coisa do gênero. Sempre na companhia de amigos, ou por missas de sétimo dia, batizados, velórios, essas coisas. Confesso que não acredito, respeito quem o faz, mas eu não.

Mesmo com o respeito tenho algumas restrições, poucas vezes divulgadas e também porque não dizer curiosidades. A bíblia eu já tentei ler e na ótica de um ateu ela não faz sentido. Não me fez. Como disse antes respeito cada ritual, mas não entendo a diferença de rezar em voz alta, gritando e pra você mesmo?

Noite dessas ouvi minha mãe rezando. Pra quem não a conhece, ela mãe não sabe o que é falar baixo. Coisa quase que insuportável e na reza pelo que ouvi ela sussurrava. Por que sussurrar? Pra mostrar que esta rezando? Por que não rezar no seu tem de voz ou mesmo no ‘mute’ já que a comunicação entre ela e o Divino é direta.

Ainda nessa linha do volume temos as diferenças entre Assembléias X Católicas, ou Católicas X Qualquer Outra, suas coreografias, já dizia Leandro Hassun procure no youtube. Outra coisa que não entendo é porque o religioso sempre usa a palavra ‘Deus’ em seus atos: ‘...pelo amor de Deus faz aquilo...’, ‘ ...por Deus te cuida...’, ‘...Nossa Senhora...isso..., Nossa Senhora aquilo...’ e tem também aqueles que as usam pra conseguir/desejar algo. Façam suas combinações.

Não pensem que não, mas eu vou a igrejas sim, seja pela sua arquitetura, seja pra desejar algo de bom pra alguém. Principalmente para aqueles que sempre desejam pra mim. Ou mesmo para ter um pouco de descanso. Sempre observo os que estão ao meu redor e confesso é estranho.

Não quero atrair perseguidores de ateus, não sou contra os religiosos, só queria saber por que as pessoas mudam tanto, como minha mãe, quando o assunto é religião?



Imagens da internet

Nenhum comentário: