Páginas

30 julho 2013

Pago Antes ou Pago Depois?

Pensar pra frente, nas tecnologias e suas facilidades e aceitar o novo, são constantes em nossas vidas. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e ATL (Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação), estão implantando nos Táxis Lotação da capital o serviço de Bilhetagem Eletrônica.
São só facilidades: para o motorista, para os usuários comuns de lotação e também para os trabalhadores, que agora tem mais uma opção de transporte. Mas será que é isso mesmo?.




Quase toda facilidade oferecida implica em alguma mudança e estas custam a serem aceitas. Uma delas é a imposição do passageiro efetuar o pagamento ao entrar no veículo. Coisa que antes não acontecia. E isso faz mais de 20 anos.

Minha pergunta é: “Por que pagar na entrada?”

Isso vai alterar em alguma coisa no funcionamento da Lotação? Sim. O motorista precisará trafegar mais lento ou aguardar até que o passageiro pegue seu dinheiro. Isso claro nos carros que já estão com o serviço habilitado, pois ainda não são todos e nem todos pagam com o cartão. Ou ainda aguardar que o fulano sente e se dê por conta que precisa pagar naquele momento. Isso irá tirar a atenção do condutor na tentativa de alertá-lo. Vejo isso como inadequado.

Mudaria alguma coisa continuar pagando ao sair? Ao meu ver, não!
Você imagina um idoso com pouca mobilidade e frágil, ter de aguardar o carro com dinheiro na mão, tornando-se um alvo fácil para possíveis furtos? E nos dias de chuva?
Dentro da lotação você tem tempo de separar o dinheiro, as moedas, ficar com o cartão nas mãos. Vejo isso como facilidade e agilidade. E para quem utiliza o cartão fica mais rápido ainda


Vai me dizer que o pagamento antecipado facilitará no desembarque, possibilitando que o motorista não pare em local inadequado ou proibido por muito tempo. Isso acontece nos dois casos atualmente. Não existe respeito do condutor, nem fiscalização por parte da EPTC.
Multar o motorista trabalhador? Não. Multar o motorista infrator, é lógico!

O que deveria ser imposto por EPTC, ATL, Prefeitura Municipal e por nós mesmos é a manutenção dos carros. Temos hoje veículos sem as mínimas condições de realizar o transporte, com poltronas rasgadas ou quebradas, carros sujos, velhos, motores barulhentos, dificuldades de câmbio, sem ar condicionado e ainda com assentos duplos.

Mas por outro lado precisamos também reeducar o usuário que acha que as poltronas reclináveis estão na sala de sua casa. Que fazem questão de deixar o lixo debaixo do forro das poltronas, escondido atrás das cortinas por preguiça de levantar e colocar na lixeira do carro, ou na da rua mesmo. Que entra comendo aquele cachorro quente pingando molho e empesteia o lugar com o cheiro.

O transporte público não passará a oferecer boas condições se não fizermos algo. E não estou falando em manifestações. Estou falando de algo bem fácil, que qualquer um pode fazer, mas que na verdade não o faz por comodidade, que é deixar de usar um serviço que não lhe ofereça conforto.
Faço isso com as lotações: se não for carro novo, não utilizo. Espero, pois sei que a próxima poderá ser um carro melhor. Amplo e limpo.

Mas pra isso precisa acordar cedo, sair mais cedo, planejar seu tempo. Coisas que nem sempre são possíveis de se fazer.

Nem a ATL informa o motivo do pagamento antecipado nas Lotações com Bilhetagem Eletrônica >  Confira Aqui. Então continuo sem uma resposta.

Confira também o que já escrevi sobre o transporte público em Porto Alegre > Clique Aqui.

Tire suas conclusões, faça seu comentário. Aceito sua opinião.

Pesquisando pra completar esse texto descobri o Site Viacircular, com informações interessantes sobre como funciona o transporte em Porto Alegre. A distribuição das linhas e seus prefixos, a classificação em letras e etc. Bem interessante mesmo.


Imagem 1
Imagem 2




Nenhum comentário: