Páginas

18 abril 2009

IMPOSIÇÃO DE UM SERVIÇO DEVERIA SER CRIME.

Posso parecer quadrado, acho até que sou mesmo, mas não é com tudo. Trabalho com a internet plugada o dia todo e por isso utilizo o serviço de ‘webmail’ que é muito fácil e prático. Era.

Sou assinante do Provedor Terra faz muito anos. Desde os áureos tempos de Porto Alegre. Não tenho o que reclamar do serviço deles. Até hoje.

O Terra possuía um serviço de ‘webmail’ bem simples, básico e prático de usar. Sem muitas frescuras que encontramos em outros serviços de e-mail. Frescuras essas que entendo ser necessárias. Serviços gratuitos já estavam com inovações. Realmente faltava ao Terra essas mudanças.
A diferença era que no serviço chamado de ‘Clássico’ tudo era muito mais prático. Com poucos ‘clics’ eu adicionava meus contatos à mensagem, ou meus grupos e enviava. Tudo na mesma tela, sem a necessidade de abrir ‘pop up’s’. Conseguia enviar e-mail só como cópia oculta, pois já é um destinatário, certo? No ‘Novo Terra Mail’ eu não consegui fazer isso. Precisei adicionai um destinatário em ‘Para’.

Hoje no chamado ‘Novo Terra Mail’, os teus contatos ficam à mostra e com um clic você manda mensagem pra eles. Mas vai abrir um ‘pop up’. Se você for anexar um arquivo, vai abrir outro ‘pop up’. Em uma mensagem que você recebeu e quer enviar para alguém, vai abrir um ‘pop up’, caso queria enviar para muitos contatos sem a necessidade de digitar e utilizar o serviço de autocompletar. Muitos vão então dizer que realmente sou quadrado, que não gosto de inovações. Não é isso. Acabei de dizer que realmente o Terra precisava passar por essas inovações, mas mantendo a acessibilidade e facilidade no serviço, pois sei que a qualidade será mantida. Ainda vou tentar mais alguns testes antes de uma possível troca de serviço.

O motivo de eu estar relatando isso, não é propiamente a mudança do serviço. Mas a imposição em seu uso. (verifique o detalhe da foto abaixo). O Terra está me impondo passar a usar o novo serviço de e-mail. Que não atende em facilidades como o anterior. E que até o momento não gostei. Posso vir a gostar? É claro.

Mas não por imposição.

Quero ter a liberdade de escolher se vou usar o novo serviço ou permanecer no que considero melhor. A portabilidade instiga as pessoas a trocar de empresas que não às satisfaça, seja ela pública, privada, prestadora de qualquer tipo de serviço. A lei não se aplica a todas as empresas, mas instiga.

Quero ter a liberdade de escolher e não trabalhar com algo imposto.


Para uma melhor visualização - clica na foto e entende o que relato.

Um comentário:

Vinícius disse...

Dá uma olhada nesse site:
http://www.updateyourbrowser.net/